quarta-feira, 5 de junho de 2013

Coaching na Arte Marcial



No mundo dos campeões, não há sucesso sem esforço. Não há vitória sem treinamento e nem sequer,  treinamento sem dedicação e auto conhecimento de seus próprios limites e capacidade de superação. Acima de tudo, há que se ter o desejo visceral de chegar lá.

A atuação do coach(profissional) é levar o coachee(atleta) a conhecer/reconhecer seu potencial e desenvolve-lo. Motivar, cobrar, auxiliar no propósito dos treinos e fazer com que o seu melhor seja cada vez mais trabalhado até que haja segurança e confiança para o momento em questão. Seja da luta ou da apresentação na hora de um exame.


Neste meio é normal a pressão externa, bem como a interna desestabilizar o emocional do atleta e uma das funções do coach é assessora-lo  para o alcance do equilíbrio emocional sendo então reativo às adversidades e conduzindo-o à vida profissional bem sucedida. E isso, através do encontro com o SEU ponto de equilíbrio.

Estes atletas são conduzidos ao limite de suas forças, emocional e física e necessita de manutenção desses dois lados. 

Não procede dizer que o coach vai "terapeutizar" o coachee no que tange ao aspecto emocional. Irá sim, auxiliar no trato do mesmo, como identificar suas fraquezas, reconhecer seus níveis limitadores e sabotadores e aplicar meios para desenvolve-los. E cabe ressaltar também que o treinamento físico é responsabilidade de Seu Mestre ou Sensei. Mais uma vez, o coach agrega meios para ele potencializar o que já é feito com mais foco e determinação.







Motivação é o nome!!!! Acreditar no que se quer, treinar e vencer!!