domingo, 18 de setembro de 2011

RELAÇÃO COACH X COACHEE

Em 15 anos dedicados ao trabalho de Desenvolvimento de Pessoas, percebo que o maior ganho sempre é meu. A interferência que causo na vida dos clientes é sem dúvida, proporcional a que sofro. Sempre há o que renovar, o que descobrir, o que modificar...
A Disciplina, o Esforço e a Dedicação são requisitos fundamentais tanto para o coach (profissional), como para o coachee (cliente) desenvolverem uma relação de total confiança.

Quem nunca abordou alguém para falar de uma dúvida? Para pedir um aconselhamento?  Para solucionar um problema que por vezes nem identificou?





Uma dificuldade começa a ser resolvida quando com consciência, percebemos que estamos empacados a prosseguir. Dentro de nós, existe a opção de solucioná-la, mas também somos acometidos pelas indecisões, que nos gera excesso de opção. Ainda em nós, identificamos limitações, que se caracterizam por serem internas (valores) e/ou externas (temporais).

A função do COACH começa, em expandir o entendimento do problema junto ao cliente. Uma vez, um problema identificado, o coachee passa a explorar suas opções, a promover tomadas de decisões e a quebrar os próprios limites. Em parceria, profissional e cliente traçam estratégias que partem do PENSAMENTO, gerando uma EMOÇÃO propiciando uma AÇÃO. Assim, toda a estrutura de um problema começa a sofrer alterações, deixando de ter um grau de importância antes dado.

Eu enquanto COACH necessito acreditar. Investir em pessoas que também acreditam que podem escrever uma história de sucesso e mudar a sua própria vida. Não importa neste momento o alvo a ser atingido, a diferença está em atuar para um novo Universo, com pensamentos, diretrizes, emoções e percepções nunca antes vistas de tão perto.




Para esta relação, costumo atentar para algumas Leis do Universo que são:

  •     Lei da Causa = tudo tem uma razão e motivo. Na visão do Coach, a causa primeira é o pensamento.
  •      Lei da Busca = faz-se com o processo, é correr atrás.
  •     Lei do Controle = mostrar ao coachee que é preciso tomar as rédeas da própria vida; responsabilidade.
  •     Lei da Crença = acreditar é acontecer!
  •     Lei da Expectativa = determinação.
  •     Lei da Atração = consolidar tudo que as leis anteriores sugerem.
  •  Lei da Reversibilidade = espelho... o que faço para receber o que recebo? O que é preciso mudar internamente para que eu obtenha do lado de fora?

Estes são alguns itens que auxiliam no despertar do cliente para que se tenha a idéia do que é preciso trabalhar para “entrar” no programa de coaching.

Inevitavelmente e com muito prazer é firmado um laço de confiança entre as partes, onde unidos com o mesmo propósito – V E N C E R – criamos ferramentas e aprendemos a usá-las de forma adequada e assertiva.
Permitir-se passa a ser um mantra durante o processo!

Conheça! Aproveite! Faça! Recomende!

Alessandra Soeiro

Um comentário:

  1. Muito bom o texto...é isto mesmo..assim que o colthing nos ajudar a enxergar e resolver uma coisa que aparentemente seria impossível ou muito danosa...è um trabalho fantástico...na verdade vc aprende que o difícil e complicado pode ser muito fácil e simples...são os nossos medos que o transformam em um bicho de sete cabeças...

    ResponderExcluir